quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exaustão, do normal ao patológico. Parte 2. Características. Exaustão emocional






      a)    Exaustão Emocional

... hoje saí para dançar, me diverti muito, seria tão bom se eu e meu marido fizéssemos isso regularmente, mas ele vive falando que não tem tempo....

... há anos me sinto cansada  e nem converso mais com minha família direito sobre isso, parece que eu não mais existo para eles, todos agora só querem ficar nos seus celulares...

... não aguento mais o meu chefe, ele é dominador e controlador, só gosta de mandar, mas eu mesma é que executo todas as tarefas, só que quem recebe os elogios é ele....

Casos como esses retratam uma característica típica que pode levar a exaustão emocional; o indivíduo sente-se exigido além das suas forças, mas diminuído em seus recursos emocionais, exaurem suas energias e começam a sentir que são inúteis e dispensáveis. Vivenciam sofrimento com a situação.

No início,  a percepção dessa situação é mínima, camuflam sua insatisfação alegando que são pessoas tolerantes,   compreensíveis e que as coisas são assim mesmo; há um certo conformismo, porém, com o tempo, percebemos que essa situação não é verdadeira, apenas está sendo encoberta para ser aceito no meio social, familiar e, com isso, começam a aparecer alguns sintomas discretos: nervosismo, irritabilidade, frustração, ansiedade.


Gradativamente,  o estado de desesperança vai se instalando, a pessoa sente-se solitária,  impaciente, aumentando a tensão. Sentimentos de raiva começam a se tornar crônico, e a diminuição de empatia se faz presente, a pessoa exaurida emocionalmente já não tem paciência para com o próximo. Sensações físicas como baixa energia, fraqueza, diminuição da imunidade, alterações do sono, cefaleias, nauseas, tensão muscular, dores lombar e cervical começam a fazer parte da rotina do exaurido.

Sabemos que não é fácil diagnosticar a exaustão emocional,  não são raros os casos que se confundem com depressão ou outro transtorno de personalidade, frente as características comuns entre elas. Os sintomas se misturam, porém, diagnóstico errôneo pode levar a prescrição de medicamentos desnecessários, por isso a importância de nos conscientizarmos das diferenças.






A despersonalização(distanciamento afetivo) é outra situação que leva a exaustão, estaremos abordando esse tema na próxima postagem. 


   

 Boa noite!



Mirian Ilda da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário