terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Exaustão, do normal ao patológico. Parte 4. Como evitar.



Algumas mudanças de hábitos e pensamentos podem evitar o quadro da exaustão emocional e/ou despersonalização.

Recomento ainda o link abaixo falando sobre as origens da exaustão, onde complementa as postagens anteriores, explicando o ciclo energia, gasto energético emocional e físico e exaustão. http://josesencini.com.br/detalhes.php?as-origens-da-exausta0&id_produto=18839.

  •             Observar a forma como as coisas foram “embutidas” na nossa cabeça e fazer uma faxina geral periodicamente é o primeiro passo para nos libertarmos de conceitos que não mais se  encaixam na nossa nova maneira de ser e viver.
  •             Acreditar que cada ser é único e possui características próprias, não aceitando qualquer imposição social, familiar ou da mídia que nos tragam instabilidade emocional, baixa auto-estima e desvalorização.
  •  Olhe para dentro de si, sinta o seu coração, deixe suas emoções virem à tona. Sinta-as, observe-as, não tenha medo de entrar em contato com as mesmas, depois identifique se são reais ou ilusórias.


 Todos batem sempre na mesma tecla: atividade física faz bem à saúde, isso todos nós sabemos, mas, quando falamos em atividade física já nos  imaginamos   gastando horas e horas dentro de uma academia, fazendo musculação, esteira, aulas de aeróbia ou localizada.

Atividade física não é somente exercício físico, está relacionado a  tudo que implica movimento e que exige um certo gasto energético, e, ao mesmo tempo, nos mantem ativos. Uma caminhada leve, passear com o cachorro, lavar o carro, subir escadas, praticar jardinagem, tudo isso é atividade física.
Claro que, dependendo do objetivo, o exercício físico é o mais indicado, porém, para melhorar os sintomas da exaustão uma simples atividade física pode ser muito benéfica.
Experimente sair um pouco da rotina e dançar, criar uma pequena horta em seu quintal ou varanda, brincar com seu animal de estimação ou com seus netos, tudo isso implica gasto energético leve e pode melhorar o seu humor, já que, qualquer atividade física libera substância envolvidas na sensação de prazer e bem estar.

Quando insistimos em alimentação mais saudável não significa que o fazemos por modismo, alimentos mais saudáveis, com menos gordura e menos açucares promove mais energia ao corpo, promovendo uma sensação de ânimo e disposição, já alimentos mais industrializados, contendo mais açucares e acidez, traz uma morosidade ao nosso organismo.
As vezes nos sentimos letárgicos e não sabemos porque, pode ser o tipo de alimento que estamos ingeridos. Vale a pena ficar atento
Sugestão de leitura. www.maianaturalista.com/2015/02/bebidas-naturais-para-cansaco-mental.html?m=1  falando sobre sucos naturais para cansaço mental. 
  
Existem situações onde estamos com o pensamento tão “engessado” que não conseguimos encontrar soluções para nossos problemas sozinhos. Isso não significa que somos incapazes de resolve-los, apenas estamos com uma  névoa encobrindo nossa criatividade para resolução das pendências. Isso não desmerece ninguém, todos nós já passamos por isso. Nesse caso, porque não recorrer a um profissional?
Participar de um grupo de auto ajuda vai lhe mostrar que existem pessoas com as mesmas dificuldades, e vai lhe trazer uma outra perspectiva para o problema além de fazer um interação entre as pessoas, podendo eliminar parte do isolamento emocional.


Terapeutas, psicólogos ou psiquiatras também 
podem ajudar, dependendo do grau da exaustão que o indivíduo está passando. Existem profissionais capacitados para direciona-los à raiz do problema e, com isso, chegar a causa sem ter que camuflar com medicamentos.



Cuidados gerais com a saúde, exercícios de relaxamento e respiração, práticas meditativas, exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, dedicação ao lazer, tudo isso, aliado a um suporte familiar e social contribui para amenizar as tensões do dia a dia auxiliando no contorno da situação.

Eu, particularmente, quando me vejo em um estado parecido sempre me pergunto... Estou satisfeita com a minha vida? O que estou sentindo nesse exato momento? Tem algo que possa fazer para melhorar?  São questionamentos que me fazem perceber melhor quem eu sou de verdade, o que me importa de verdade, o que quero de verdade. Desta forma, me conecto melhor com o meu Eu interior     e posso adquirir melhor controle da minha vida e de meus sentimentos, aproximando-me cada vez mais da minha verdadeira essência, essência essa que me permite ter liberdade para expressar quem eu sou, o que eu preciso, de forma a ser melhor compreendida e melhor compreender.


Namastê


Mirian Ilda da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário